Hoje quero chamar atenção para uma campanha que está presente no Brasil desde 2017 que é o “Setembro verde”. Foi instituído o dia 21 de setembro, para comemorar e conscientizar as pessoas sobre a inclusão dos deficientes na sociedade.
É um mês para nos lembrar da luta de milhares de deficientes por mais igualdade, respeito e principalmente menos preconceito.
Sabemos que somos uma grande parte da população brasileira, mas ainda, em pleno século XXI, nós somos vistos como “ineficientes” aos olhos das “ pessoas ditas normais”.
Algumas pessoas nos “rotulam” através de nossa fisionomia, ou por causa de algum utensilio que usamos (seja ela: cadeira de rodas, bengalas, óculos, muletas...), mas se esquecem que tem um grupo de deficientes que não são tão perceptíveis (como: autistas leves, TDH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), paralisa cerebral leve).
Refletir sobre o assunto é importante, tentar entender o que nós passamos é valido, mas queremos ter visibilidade o ano todo, pois queremos um país mais acessível, com mais oportunidades de trabalho e estudos.
A deficiência não nos define, mas faz parte de nós. Acredito muito na palavra “União”, pois quanto mais unidos formos, teremos mais forças para evoluir no quesito inclusão.
“A luta continua... ser deficiente é uma condição, não uma opção” – Mari chagas
Comments