top of page
Minha Escolha:
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Procure por Tag:
Nenhum tag.
Fique a Par:

Autoestima na quarentena

Olá pessoal!

Você deve estar se perguntando o que autoestima tem haver com a quarentena não é mesmo? E se eu lhe dissesse que tem TUDO haver? Você acreditaria?

A autoestima é um sentimento que nos faz muito bem, não só para nos sentirmos bem esteticamente falando, mas emocionalmente também. E nessa quarentena que estamos vivendo um dos maiores desafios, que é: manter nossa autoestima lá em cima.

Segundo o dicionário Oxford autoestima significa: “qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos.”

Nossa autoestima é construída desde a nossa infância, isso se dá porque é a partir dessa fase que estamos construindo a nossa formação pessoal, descobrimos a nossa personalidade e gostos, acredito que nós temos no mínimo duas grandes transformações em nossas vidas, que são: Infância/adolescência e adolescência/adulta,

A infância é a nossa base, de tudo, pois é a partir dessa fase em que nós construímos nosso caráter, aprendemos a respeitar as diferenças. Também é a fase onde começamos a dar os primeiros passos para nossa autoestima, sem que nós percebamos. Por exemplo, se as pessoas dizem que a criança é “fofinha”, “gordinha”, ou que precisa fazer dieta. Isso pode se transformar em um problema no futuro, pois ela já vai crescer se achando feia ou fora do “padrão”.

A segunda fase e diria que é a mais desafiadora de qualquer ser humano é a: adolescência (ou puberdade), é onde ocorre uma “validação” da nossa autoestima. Os adolescentes já têm muitas questões para se entenderem como pessoa. Essa fase é marcada pela transição de corpos, onde se descobrem suas habilidades, onde surgem alguns conflitos mais complexos em relação ao corpo e mente.

Nessa fase também é onde podemos definir a nossa relação com o nosso próprio corpo, aceitando como ele ou melhorando aquilo que queremos melhorar por nós e não pelos outros.

Ter uma autoestima elevada nessa quarentena tem sido um desafio para algumas pessoas, pois estamos ficando mais em casa, e consequentemente não precisamos nos “arrumar” sempre. Mas também há aquelas pessoas que só se sentem bem quando estão super arrumadas... e tudo bem... mas como tudo nessa vida precisamos de um equilíbrio.

Autoestima para mim é você se sentir bem com quem você é, não só fisicamente, mas emocionalmente também, porque o que sentimos sobre nós mesmo é o que mais importa, pois você só se torna mais forte e autoconfiante quando você se aceita e se ama.

Se estiver em um dia ruim e querer se arrumar para se sentir bem, faça e, se tiver dias em que não quiser nem passar um batom, tudo bem também... O importante é você se respeitar sempre!


“Gostaria que você soubesse que existe dentro de si uma força capaz de mudar sua vida. Basta que lute e aguarde um novo amanhecer.”- Margaret Thatcher


bottom of page