top of page
Minha Escolha:
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Procure por Tag:
Nenhum tag.
Fique a Par:

Ser adulta em um mundo de limitações.

Olá pessoal! Quem nunca quando criança, não foi abordado com a seguinte pergunta: "O que você quer ser quando crescer?", alguns de vocês podem ter respondido: "bailarina, médico, mágico, astronauta…" Eu queria ser Bailarina quando pequena. E não é que até tive oportunidade de dançar e realizar um pouco desse sonho, com os Shows que a APAE fazia?! Ser adulta não é fácil para ninguém, pois, as cobranças e responsabilidades aumentam, nos tornamos donos do "nosso nariz", mas imagine para quem tem uma deficiência? Essa fase se torna um pouco mais difícil, porque algumas limitações nos impedem de realizar atividades do cotidiano. Por exemplo, eu não dirijo, portanto, dependo de pessoas para me levar nos lugares que quero. Tenho dificuldade para andar e falar, então conto com a paciência e boa vontade das pessoas de me entenderem e ajudar-me. Costumo dizer que a minha vida é cheia de adaptações, tanto físicas e emocionais… Querem exemplos? Me maquio com os dedos, pois, como toda mulher vaidosa, não saio de casa sem máscara de cílios ou sem uma sombra, como a minha coordenação não permite que use os pincéis por serem finos e delicados, uso os dedos para passa-la. Quando caio pela minha falta de equilíbrio, doou risada de mim mesma, pois, aprendi que não adianta chorar ou ficar brava, senão a vida torna-se mais pesada do que o necessário. Minha vida não é perfeita, mas de quem é? Todos temos limitações, medos, inseguranças. Portanto, o que nos resta é simplesmente aprender a lidar com elas e aceita-las.. Entendi que ser adulta é saber lidar com as situações da vida, do que de fato ter uma vida "normal", com trabalho, namorar, ou ir para festas com as amigas...

Ser adulta é arcar com as consequências de suas escolhas, mesmo que a escolha seja compartilhada com outras pessoas. É saber que você é responsável por você, não importa o que aconteça. É aprender a nos impor e nos respeitar do jeito que somos... Então, será que só tenho limitações ou todos temos? Vamos compartilhar?! Mari

bottom of page