top of page
Minha Escolha:
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Procure por Tag:
Nenhum tag.
Fique a Par:

O que é capacitismo?

Você já ouviu a palavra "capacitismo"? Sabe qual é o seu significado? Sabe qual é o impacto das "ações capacitistas" na vida de alguém com deficiência?

Primeiro o que a palavra capacitismo significa... Segundo o Dicionario Informal: "É um termo utilizado para descrever a discriminação, opressão e abuso advindos da noção de que pessoas com deficiência são inferiores às pessoas sem deficiência. Inclui, desta forma, tanto a opressão ativa e deliberada (insultos, considerações negativas, arquitetura inacessível) quanto a opressão passiva (como reservar às pessoas com deficiência tratamento de pena, caridade, inferioridade)".

Expressões como: " Dando uma de João, sem braço", "Ceguinho", "Aleijado ou inválido"', "Retardo", "Bipolar"... Essas e muitas outras são considerada prática de capacitismo.

Sabemos que essas expressões nem sempre são faladas de modo pejorativo, pois fazem parte da nossa cultura. Mas essa está na hora de mudar, porque estamos no Séc. XXI, ao invés de falarmos "ceguinho" devemos falar "deficiente visual", ao invés de falar "Aleijado", se diz "pessoa com deficiência física", e quando se tratar de pessoas com problemas intelectuais, não devemos falar "retardo e nem bipolar", mas sim "deficiente intelectual".

Mas sabe qual é o melhor jeito de saber como falar sobre nós? É nos perguntando, para que vocês não cometam "gafes".

Capacitismo é um termo novo, mas seu "significado" é antigo, é basicamente: Respeite nossas diferenças, não somos nem melhores e nem piores que ninguém, somos apenas diferentes.

Discriminação, ao meu ver é falta de conhecimento sobre a nossa capacidade. Nossos "defeitos", são muito valorizados pelas pessoas no geral.

Com isso, nós encontramos pessoas com deficiência em relacionamentos abusivos, por acreditar que não vão encontrar relações saudáveis.

Não vermos pessoas com deficiência no mercado de trabalho com frequência, pois acredita-se que damos mais "prejuízos" do que benefícios. Isso também é capacitismo.

Portanto temos que falar mais sobre a inclusão social, acessibilidade e, claro respeito à todas as diferenças.

Vamos compartilhar?!

Mari.









bottom of page